sábado, 22 de abril de 2017

Elmer, o Elefante Xadrez  clique aqui e veja a história completa (David McKee)

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Atividade 4.5

Atividade 4.4


Atividade 4.1

Atividade 4.1

Conhecendo objetos em multimídia

Ao assistir os vídeos, que estão disponíveis no youtube e são produzido pelo artista japonês Takagi Masakatsu, que tem o nome de ¨COIEDA¨ e o tango ¨Por Una Cabeza¨ de Carlos Gardel e reproduzido pelo artista brasileiro conhecido como Mystery GuitarMan¨, percebemos que são produções marcadas por uma criatividade ímpar, apresentando um jogo sincrônico perfeito nas imagens, sons e movimentos.
Essa qualidade e beleza só é possível graças a tecnologia digital que aplicada a obra resultou em um trabalho espetacular e surpreendente.
Já o terceiro vídeo, exibe um trabalho baseado nos movimentos corporais, preferindo não lançar mão da tecnologia digital, consegue-se perceber a música produzida através do corpo humano em movimento e ritmo coordenado em sincronia e harmonia.
Assim fazer uso ou não da mídia digital em uma obra de arte , deve ser atitude que prime pela reflexão, com planejamento sério que no caso do ensino torne a prática mais eficiente e profícua.

Atividade 4.3

Atividade 4.3

Silvio Costa discute a importância do uso das mídias na educação e levanta a importante questão sobre a qualidade do uso destas mídias na escola.

De acordo com o autor o uso indiscriminado destas mídias não garante um aprendizado de qualidade. é preciso que professores e gestores sejam formados para ler além das mídias, para exercer a criticidade diante do que as mídias, colocam ou impõe ao mundo moderno.
Estar atento ao novo, é fundamental entretanto aceitá-lo como absolutamente acima de críticas é perigoso.

Educadores formados e instrumentalizados, podem assumir uma postura responsável diante das mídias fazendo delas uma aliado no processo de educar.
Segue um interessante trecho do texto de Silvio Costa:


Para interpretar o mundo a escola é um agente social fundamental,
mas não único. Não podemos, portanto, abrir mão de discutir,
na sala de aula, o fenômeno da mídia, especialmente a televisão,
mas partir dela para a compreensão crítica do mundo. E estamos o
tempo todo a nos perguntar qual é, hoje, o papel da escola, dos pais?
Que influência exercem na formação das crianças, dos jovens, constantemente
bombardeados pela indústria cultural.

Atividade 4.2

Atividade 4.2

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do?first=50&skip=0&ds_titulo=&co_autor=&no_autor=&co_categoria=33&pagina=1&select_action=Submit&co_midia=2&co_obra=&co_idioma=1&colunaOrdenar=null&ordem=null


O site Domínio Público, oferece gratuitamente inúmeras obras literárias, músicas eruditas, publicações e muito mais. No link acima você pode acessar 21 páginas com obras de literatura infantil.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Projeto de Trabalho

Atividade 3.2
Cursista: Shirley Scomparin
Projeto de Trabalho
Introdução
As mídias de comunicação tem a peculiaridade aproximar as pessoas e diminuir o tempo de execução de determinadas atividades. Utilizá-las como veículo de orientação da prática pedagógica pode ser um meio muito eficaz de conseguir bons resultados em tempo reduzido, tornando a comunicação constante

Objetivo
O presente projeto tem o objetivo de formar uma rede virtual entre os professores da Escola no sentido de partilhar informações pertinentes ao rendimento pedagógico das turmas, traçar metas, criar soluções para eventuais problemas, partilhar experiências de sucesso bem como atividades profícuas, utilizando mídias disponíveis para acelerar e dar qualidade a troca de informações.

Metodologia
Serão cadastrados ou criados emails para todos os docentes da escola.
Pesquisas quanto a aprendizagem dos alunos serão enviadas e uma vez respondidas reenviadas ao email coletivo criado.
As pesquisas serão quantificadas, e os resultados socializados para que todos tomem ciencia de quais são as maiores dificuldades encontradas na escola.
Será criado espaço para partilha de atividades e sugestões que possam colaborar para sanar as dificuldades encontradas.
Será estimulada a interação virtual entre os professores, principalmente no espaço dedicado a divulgação de experiências de sucesso.

domingo, 1 de junho de 2008

Amar para Educar

Escolhi esse título para o blog, porque para atuar na educação é necessário amar o que se faz. Ensinar requer dedicação, entusiasmo, paciência ... ainda mais na área de alfabetização das séries iniciais, que é minha paixão..!!